Blá Blá Blá

Cristiano Ronaldo

Calma, calma. Não vou postar fotos dele sem camisa, como a maioria dos blogs por aí. Vou explorar um outro lado dele, vou falar sobre Marketing Pessoal.

Cristiano Ronaldo, ou Ronaldo como ele gosta de ser chamado, natural de Portugal, começou aos 8 anos jogando bola no time de base do Andorinha, um time português. Foi para o Nacional e o seu sucesso com a equipe o levou a assinar com o Sporting duas temporadas depois. Depois do Sporting a ascensão continua até hoje. Pra ver uma biografia completa e decente acesse aqui

Enfim, desde cedo o trabalho constante vem trazendo benefícios à vida dele, porém analisando mais a situação percebemos que não basta só se matar de trabalhar pra conseguir alcançar os objetivos.

Só pra explicar o outro ponto, Marketing Pessoal nada mais é que valorizar o ser humano em todos os seus atributos e características. Inclusive em sua complexa estrutura física, intelectual e espiritual. Visa possibilitar a utilização plena das capacidadespotencialidades humanas na área profissional e na da vida pessoal.

Porque escolhi a imagem do Cristiano Ronaldo como exemplo pro assunto. Temos visto na mídia já a algum tempo especulações sobre o Cristiano Ronaldo, questionamentos sobre seu estilo de vida, relacionamentos, enfim. Essas especulações ocorrem pelo fato de não existirem provas que comprovem o que é dito na mídia. Na atualidade o Cristiano Ronaldo é um dos mais “assediados” jogadores de futebol, tanto que vemos costumeiramente  propagandas e campanhas publicitárias que envolvem ele como  “garoto propaganda”. Você deve se perguntar de onde vem tanta “sorte”. Simples a base de tudo, Discrição. Seja bom no que você faz (convenhamos que ele é bom no futebol), porém não se gabe, não demonstre aos outros arrogância porque você sabe e o outro não. Entenda que quando digo discrição não estou comparando a omissão. Deixem conhecerem você pelo que você faz de melhor, não pelo que você fala que faz melhor.

Segunda base, seja Humilde. Tenha compaixão pelo próximo, empatia cairia melhor neste caso. Seja empático. Com o Twitter foi criado um vínculo entre a “Celebridade” e seus fãs nunca antes visto. Usando o exemplo do Ronaldo, seguindo ele, vejo várias respostas à perguntas que fazem diretamente à ele, e percebemos que a resposta vem realmente do ídolo, o que pro fã é o ápice do relacionamento “utópico” ídolo> celebridade. Isto demonstra humildade, visto que ele tem seus compromissos, treinos, entre outros, mas reserva um tempo pra responder o Twitter e seus seguidores.

A terceira base, saiba separar os Ambientes que você convive. Vida profissional é vida profissional e vida pessoal é vida pessoal. Não é pelo fato de sermos “desconhecidos” que podemos relaxar enquanto à separação de ambientes. Saiba dosar sua fala, medir as roupas para o local que você irá, avalie a forma que você trata cada pessoa. Saber separar cada parte de sua vida é importante para manter o equilíbrio entre as mesmas.

Antes de escrever esse post pensei em alguns famosos que preenchesse essas 3 bases, o único que me veio à mente imediatamente foi o Cristiano Ronaldo. Além das três bases acima existem algumas dicas:

  • Estar sempre pronto e capacitado para enfrentar mudanças;
  • Ter consciência da importância da atitude para a concretização de objetivos;
  • Saber focar os problemas e controlar a preocupação e os sentimentos de frustração e angústia;
  • Entender e acreditar a própria capacidade de realização e de superação de obstáculos;
  • Manter-se motivado;
  • Usar uma forma gentil e atenciosa de tratar as pessoas, de forma que ela trabalhe como seu diferencial;
  • Seja absolutamente pontual;
  • Preocupe-se com a objetividade e a honestidade para que você não seja traído com detalhes de menor importância;
  • Observe com cuidado a roupa que vai usar, adequando-a cuidadosamente à situação e ambiente; ela pode abrir ou fechar portas;
  • Preocupe-se com o seu linguajar, seu gestual e com o tom da sua voz. Evite gírias ou expressões chulas, controle suas mãos e braços, fale baixo e devagar;
  • Controle suas emoções mas não as anule, elas são muito importantes para mostrar o seu envolvimento ou comprometimento com o tema que está sendo tratado;
  • Cuidado com o uso do celular;
  • Não fale demais nem de menos.

Faça uma boa propaganda de si mesmo, baseando-se claro na verdade.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *