Desventuras com um Cloud – Configurando Apache + MySql + PHP + PostgreSQL

Como havia prometido, ia colocar minhas desventuras na configuração de um Cloud para instalação de um aplicativo qualquer. Claro que não sou leigo em programação, nem um superfoda na mesma. Então vamos nos basear em tutoriais disponíveis na net, mas em uma linguagem melhor. Pelo menos na que eu entendi rsrs.

Primeira coisa quando você contrata um Cloud você tem que escolher um ambiente que quer trabalhar. Eu escolhi Linux, claro e recomendo o uso do Cloud Locaweb pra isso. Então, mãos à obra!

1 – Atualizando o apt-get
Porque atualizar o apt-get? Pra garantir que todos os pacotes que você queira instalar estejam disponíveis. Pra isso, pressupondo que você já está conectado com seu cloud, digite:
sudo apt-get update (aperte enter) e depois sudo apt-get upgrade (aperte enter novamente). Feito isso ele vai demorar um pouco pra baixar todas as informações e podemos passar para o segundo passo.

2 – Instalando o APACHE + PHP
Digite no terminal sudo apt-get install apache2 php5. Pra testar se a instalação do APACHE funcionou normalmente crie um arquivo index.php com as informações do PHP5:
sudo vi /var/www/index.php (sim eu uso VI!).
Cole o conteúdo dentro do arquivo:[php]
<?php
phpinfo();
?>
[/php]
Salve o arquivo apertando ESC e depois 😡. Abra um navegador em sua máquina e digite http://localhost, no caso do Cloud digite o endereço do IP público. Se aparecer a mensagem It’s Works, perfeito. Vamos pro próximo passo.

3 – Instalando o MySQL 5.1 e conector PHP5-myqsl
Digite no terminal: sudo apt-get install mysql-server-5.0 php5-mysql Será mostrado uma tela simples de configuração onde você vai escolher o controlador (Apache2) e a senha. Pra facilitar a administração do MySql instale o phpmyadmin sudo apt-get install phpmyadmin. Acesse o endereço http://localhost/phpmyadmin/ ou seuip/phpmyadmin/ e forneça o login root e senha que você definiu. Agora basta reiniciar o APACHE sudo /etc/init.d/apache2 restart.

4 – Instalando o PostgreSql + pgadmin3
Muita gente acha inútil instalar dois bancos, porém como eu utilizo duas aplicações diferentes é melhor ter os dois instalados. Para instalar digite no terminal apt-get install postgresql pgadmin3 Ao finalizar a instalação devemos alterar a senha do usuário postgre. Digite su postgres -c psql postgres e ele entrará no banco de dados. Uma vez dentro do banco digite a query ALTER USER postgres WITH PASSWORD ‘senha escolhida’;
q

5 – Instalando o No-IP
Uma coisa muito importante que eu nunca fazia era instalar o No-IP logo de início. Como o Cloud vai lhe fornecer somente um IP, caso você queira apontar um domínio para o Cloud é importante ter esse serviço instalado. Pra utiliza-lo você precisa ter um cadastro prévio no site deles: http://www.no-ip.com/newUser.php Depois de criada vamos instalar no Cloud: sudo apt-get install no-ip Assim que você instala ele vai solicitar suas informações. O login é o email cadastrado e a senha é a senha definida por você no site. Será solicitado o tempo de atualização, o recomendado são 10 minutos.

Mas calma não acaba aqui. Continuamos depois pra não confundi-los!!! Até!

Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-servidor-Apache-+-PHP-+-MySQL-+-phpMyadmin-+-noip-no-Ubuntu-6.10-Server

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *