Blá Blá Blá

Finalizando

Finalizando nossa “série” segue as 4 últimos transtornos de personalidade:

Abstenção

Definição:

Padrão de desconforto social, medo de avaliação negativa e timidez que se inicia nas primeiras etapas da idade adulta.

Causas, incidência e fatores de risco:

As pessoas com distúrbios da personalidade de abstenção estabelecem relações com os outros apenas se acreditarem que não serão rejeitados. Estão sempre preocupadas com seus próprios defeitos. A perda e a rejeição são tão dolorosas que estas pessoas preferem a solidão a se arriscar em um relacionamento.

Dependente

Definição:

Incapacidade de agir sem o apoio de uma pessoa poderosa e dominante para estabelecer diretrizes.

Causas, incidência e fatores de risco:

A causa desse distúrbio é desconhecida. Parece não haver fatores biológicos. Geralmente, o distúrbio aparece no início ou no meio da vida adulta. As pessoas afetadas se julgam incapazes de tomar decisões, e acham que as outras pessoas sempre têm idéias melhores. Elas podem ficar arrasadas com separação e perdas. Para manter um relacionamento estão dispostas a tudo, inclusive a sofrer abusos.

Passivo-Agressiva

Definição:

Resistência passiva a exigências de desempenho social e ocupacional, que começa no início da fase adulta.

Causas, incidência e fatores de risco:

As pessoas com esse distúrbio recusam responsabilidades, fazendo-o não por meio de uma demonstração aberta de seus sentimentos, mas por meio de comportamentos. A procrastinação, a ineficiência e o esquecimento são os comportamentos utilizados a fim de se evitar a responsabilidade. A causa desse distúrbio é desconhecida. Fatores biológicos e genéticos não parecem ter nenhuma influência.

Obsessivo-Compulsivo

São pessoas excessivamente organizadas, temendo descuidos, desorganizações, sujeira ou qualquer outra forma de “bagunça”. Elas priorizam o correto e organizado, podendo gastar muito tempo trabalhando ou estudando, deixando de lado relacionamentos, diversão e lazer. Além disso, elas tendem a fazer seus deveres a sós porque temem que outras pessoas não vá fazer corretamente. Nos seus relacionamentos, eles podem ser um pouco distantes ou isolados e aparentar frieza emocional.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *