Easy Pease – OS perfeito pra NetBook

Tem um NetBook e tá achando ele muito lerdo, ou o OS não tá te agradando? Tenho uma solução perfeita para você (calma, não é propaganda do Tabajara). Durante um desafio de instalar um OS em um Eee PC, descobri o Easy Peasy. Um Sistema Operacional baseado no já excelente Ubuntu, porém com o boost pra NetBooks, ou seja, mais leve e mais adaptado a estrutura dos Nets.


Depois de diversas tentativas com o XP, Win7 e até mesmo o Ubuntu, o Easy se mostrou perfeito pro Eee PC que estava em minhas mãos o/. Por mais básico que seja a instalação criei um tutorial pra facilitar a vida.

#1 – Primeiramente baixe a imagem do Easy Peasy AQUI e salve o mesmo em alguma pasta.

#2 – Após baixar a imagem do OS, você vai precisar de um programa chama UNetbootin baixe para WINDOWS ou LINUX e salve em seu computador. O processo é o mesmo em Windows ou Linux, a única diferença é que no Windows você tem que instalar o programa.

#3 – Quando finalizar o download do programa insira um pen drive de no mínimo 2Gb e inicie o programa. Indique aonde está a imagem do Easy Peasy que você baixou e clique em OK, conforme imagem abaixo:

#4 – Será iniciado o processo de cópia e criação do USB bootável.

#5 – Ao finalizar o processo de criação do USB Bootável, você pode Reiniciar o PC pra usar o OS, ou então sair. Como eu vou instalar em um NetBook eu escolhi sair.

#6 – Nesta etapa é um pouco mais complicado. Em seu NetBook, Note ou qualquer plataforma, você precisar acessar o SETUP de sua BIOS e definir a sequência de Boot para buscar primeiramente a unidade USB. Caso tenha dúvida de como fazer isso, deixe um comentário com o modelo de sua placa que eu verifico, ou então consulte direto o site de sua placa mãe para instruções. Alterado a sequência de boot, insira o pen drive na USB, salve as alterações e reinicie o Net. Se tudo ocorrer bem, será iniciado o Easy Peasy e uma tela do UNetbootin vai aparecer. Selecione a Opção “Start Easy Peasy” e pressione Enter. Será iniciado o Easy Peasy.

#7 – Você agora estará rodando o Easy Peasy no modo Live CD, ou seja, sem nada instalado em seu Net. Para instalar definitivamente o Easy em seu Net, logo na primeira tela do Easy você vai ver a opção Install EasyPeasy 1.6. Clique nele para iniciar o processo.

#8 – Serão 7 passos mais simples que instalar rWindows. No primeiro passo você deve escolher o idioma do sistema.

#9 – No segundo passo defina o fuso horário.

#10 – No terceiro passo escolha o idioma do seu teclado. Geralmente ele vem definido como Brazil, que é o padrão. Caso esteja em dúvida, nessa mesma janela você pode testar as posições das teclas de seu teclado. Estando tudo correto avance ou escolha outro idioma.

#11 – No quarto passo, defina as informações do usuário, como nome, senha e login. Depois basta avançar.

#12 – No quinto passo será mostrado a revisão das opções que você escolheu. Querendo alterar alguma coisa essa é a hora.

#13 – Pronto, será iniciado o processo de instalação no hd.

#14 – Fim! Agora você tem o Easy Peasy instalado no hd. Basta reiniciar, tirar o pen drive e usar!

Qualquer dúvida deixa um recado aí =)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *