Blá Blá Blá

Histriônico e Narcisista

Calma, não estamos falando de um elemento da tabela periódica que será usada pelos Nazistas, são mais dois distúrbios psicológicos, seguindo a “série” sobre personalidade de forma simples.

Histrônico:

Definição:

É constituído por um quadro emocional excessivo, por procura de atenção, necessidade de aprovação e sedução inapropriada que geralmente começa no início da idade adulta.

Causas, incidência e fatores de risco:

A causa dessa desordem é desconhecida, mas as características hereditárias e aprendidas podem desempenhar um grande papel. Ocorre com mais freqüência em mulheres do que em homens. As pessoas com com esse distúrbio são geralmente capazes de um alto nível de atividade e normalmente são bem sucedidas socialmente e no trabalho. Elas podem procurar por tratamento para depressão quando o seu relacionamento amoroso termina. Elas ainda são incapazes de desenvolver habilidades para aceitar seus próprios problemas e por isso facilmente esquecem ou reprimem suas experiências desagradáveis. Além disso, elas costumam responsabilizar os outros pelos seus fracassos e decepções.

Narcisismo:

Nomes alternativos:

egocentrismo

Definição:

Distúrbio da personalidade caracterizado pelo amor anormal por si mesmo, pelo egocentrismo, por se concentrar muito em si mesmo e por uma incapacidade de compreender os efeitos de seu comportamento sobre as outras pessoas.

Causas, incidência e fatores de risco:

A causa deste distúrbio é desconhecida, mas uma teoria propõe que os pais das pessoas que desenvolvem este distúrbio necessitam que seus filhos sejam talentosos ou especiais, para que possam manter sua auto-estima. Este distúrbio normalmente começa no início da idade adulta. Pessoas narcisísticas são incapazes de entender a si próprias, bem como a outras pessoas, com precisão. Normalmente se sentem no direito de receber tratamento especial das outras pessoas e podem se tornar exigentes, nervosas e ser facilmente ofendidas.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *