Blá Blá Blá

Como se lembrar dos sonhos

Adoro a revista superinteressante, traz assuntos que a gente sempre se pergunta, mas ninguém responde. Segue mais uma.

Passo 1:


Concentre-se no que quer sonhar

Se você deseja encontrar a resposta para algum problema, fixe o pensamento nele antes de dormir. O sonho está ligado ao momento mais profundo do sono, em que nossa mente ordena o que processou durante o dia. Ao ir para a cama, aproveite para associar um lembrete ao dilema, como um Post-it ou um objeto do quarto. Ao vê-lo pela manhã, você se lembrará justamente de não se esquecer do sonho.

Passo 2:


Escreva um diário

Registre qualquer fragmento do sonho. O hábito aguça a memória e nos condiciona a recordar. Se despertar na madrugada, faça isso imediatamente – temos cerca de 4 sonhos por noite, mas, ao acordar, costumamos nos lembrar apenas do último.

 

Passo 3

Não se mexa

O sonho está ligado à postura: toda vez que um acaba, trocamos de posição ou nos espreguiçamos. Manter-se do jeito que estávamos enquanto o sonho acontecia é importante para resgatá-lo. O ideal é continuar de olhos fechados e fazer esforço para se lembrar

 

Passo 4

Acorde naturalmente

Se você usa despertador ou (ainda) é acordado pela mamãe, lembrar-se do sonho fica difícil. Quando somos despertados, o ciclo do sono pode ser interrompido. O risco de você despertar confuso – e de o sonho sumir -é grande

Fontes Denise Gimenez Ramos, coordenadora do Núcleo de Estudos Junguianos da Pós-Graduação em Psicologia da PUC-SP; Walkiria Helena Grant, psicanalista e professora do Instituto de Psicologia da USP; e Priscila Craveiro Junqueira, mestre em neurologia pela Faculdade de Medicina da USP.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *